Uma constante preocupação de olhar pelos outros

O ritmo de vida atual afasta a família dos idosos que, por sua vez, se sentem cada vez mais sozinhos e uma maioria sentem uma grande tristeza. Nas últimas décadas tem-se observado que a esperança de vida tem aumentado, de forma que a população idosa tem-se constituído como um maior número de pessoas.

Com o avançar da idade, verifica-se um aumento da vulnerabilidade à doença, um aumento da dificuldade na realização de atividades da vida diária, uma diminuição dos índices de atividade física, e consequentemente a limitação funcional na pessoa idosa. Como tal, a prevenção da incapacidade e a promoção da funcionalidade na pessoa adulta/idosa deve ser uma preocupação, na medida em que aumento do número de anos com vida saudável e a diminuição do número de anos de doença e incapacidade, parece constituir a melhor estratégia para travar o envelhecimento.

Temos como privilégio cuidar de 61 idosos que entregam na Assistência as suas vidas.

A nossa resposta tem de ser nesse sentido. É preciso prevenir a incapacidade, a solidão, a depressão, e a doença…

Assim, a Casa de Nossa Senhora de Fátima tem como finalidade apoiar os mais idosos da Paróquia nas diferentes fases da vida e de acordo com as circunstâncias concretas da vida de cada um, valorizando e proporcionando uma melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o seu bem-estar, fomentando contactos com outros a fim de evitar o isolamento, criando uma ligação entre idosos e respetivas famílias, com intenção de aproximar e ajudar na resolução dos seus problemas satisfazendo as necessidades básicas, retardando assim a sua institucionalização.